DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÕES – Inep lança plataforma Sedap+ em live nesta terça (28)

Ferramenta busca ampliar o acesso e garantir mais segurança no uso de informações educacionais. Transmissão será às 14h30 (horário de Brasília), no canal do Inep no YouTube. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realiza, nesta terça-feira, 28 de abril, às 14h30 (horário de Brasília), a live de lançamento da plataforma Sedap+. A live será transmitida pelo canal oficial do Inep no YouTube. Participam da live Manuel Palacios, presidente do Inep; Fernando Szimanski, chefe do Centro de Tecnologia, Inovação e Ciência de Dados; Maria Teresa Alves, diretora de Estudos Educacionais; Isabel Chagas, chefe da Assessoria de Governança e Gestão Estratégica. A plataforma surge como uma solução digital inovadora para transformar a forma como os dados educacionais são acessados, organizados e utilizados no Brasil, assegurando elevados níveis de segurança e proteção à privacidade. Serviço: Lançamento plataforma Sedap+ 28 de abril, terça-feira; às 14h30 (horário de Brasília); Canal do Inep no YouTube   * Matéria publicada no site do INEP em: https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/cgdi/inep-lanca-plataforma-sedap-em-live-nesta-terca-28

AVALIAÇÃO IN LOCO – Inep inicia nova consulta pública sobre os instrumentos de avaliação in loco da educação superior.

👉Consulta ficará aberta por 15 dias e poderá ser acessada por meio da plataforma Brasil Participativo. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) inicia, nesta segunda-feira, 27 de abril, nova etapa de consulta pública para a revisão e a modernização dos instrumentos de avaliação in loco dos cursos de graduação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A iniciativa integra um processo contínuo de atualização dos mecanismos que avaliam a qualidade do ensino superior no país. A consulta ficará aberta por 15 dias e poderá ser acessada por meio da plataforma Brasil Participativo. Nesta fase, o foco está na Dimensão 4, que trata das dimensões específicas das áreas, aprofundando a análise das particularidades de cada campo do conhecimento, conforme a Classificação Internacional Normalizada da Educação (Cine Brasil). Estarão abertas para contribuições propostas relacionadas às seguintes áreas: Ciências naturais, matemática e estatística; Computação e tecnologias da informação e da comunicação; Agricultura, silvicultura, pesca e veterinária; Serviços.   As propostas foram elaboradas com base em estudos técnicos e no trabalho colaborativo de comissões de especialistas. O objetivo é contemplar tanto elementos comuns quanto as especificidades de cada área de formação, considerando aspectos como integração com o mercado de trabalho, uso de tecnologias, ética profissional e relevância socioambiental. Participação social – A consulta pública é uma etapa estratégica para o aperfeiçoamento técnico e democrático dos instrumentos do Sinaes. A participação de instituições de ensino superior, avaliadores, docentes, pesquisadores e demais interessados é considerada essencial para garantir que os novos critérios sejam consistentes, transparentes e adequados à diversidade das realidades educacionais brasileiras. Histórico – A revisão dos instrumentos vem sendo conduzida de forma gradual. Em etapas anteriores, o Inep realizou consultas públicas sobre as Dimensões 1, 2 e 3 (organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura), além de já ter contemplado diferentes áreas do conhecimento na Dimensão 4, como Educação; Engenharia, produção e construção; Saúde e bem-estar; Artes e humanidades; Ciências sociais, comunicação e informação; e Negócios, administração e direito, além da dimensão específica para cursos superiores de tecnologia. Acesse a consulta pública Assessoria de Comunicação Social do Inep * Matéria publicada no site do INEP em: https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/avaliacao-in-loco/inep-inicia-nova-consulta-publica-sobre-os-instrumentos-de-avaliacao-in-loco-da-educacao-superior

ANFEP presente no Seminário SIACES – DAES/INEP.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira realizou, nos dias 27 e 28 de abril, o XI Plenário do Sistema Ibero-Americano de Garantia da Qualidade da Educação Superior (Siaces). Organizado em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, o evento promoveu a troca de experiências e o debate de estratégias voltadas ao fortalecimento da qualidade da educação superior. A convite do INEP, a ANFEP participou, presencialmente, 27/4, no auditório do INEP em Brasília, do “Seminário SIACES”; e representando a associação estava presente a Secretária Executiva, Maria Tereza Barreto. Durante a abertura do evento, Ulysses Tavares Teixeira destacou o papel do Brasil nos debates estratégicos do setor. “O Brasil contribui diretamente com os debates estruturantes sobre o futuro da educação superior. Avançamos no fortalecimento da confiança entre os sistemas nacionais de avaliação, na ampliação da transparência e no reconhecimento dos processos de acreditação, além de aprofundar a cooperação em torno da internacionalização com qualidade”, afirmou. O diretor também ressaltou a importância do Siaces como espaço de articulação internacional. “O XI Plenário se consolida como um ambiente de construção de agendas comuns, voltadas à inovação, à integração regional e ao alinhamento com tendências globais de avaliação. Nesse contexto, o Inep teve a honra de ser indicado para integrar a comissão executiva do sistema, assumindo um papel ainda mais ativo na condução dos trabalhos”, completou. Segundo ele, a realização do evento no Brasil marca um avanço na atuação conjunta das instituições. “Foi também nesse momento, em parceria com a Capes, que apresentamos a proposta de o Brasil sediar esta reunião plenária, proposta que hoje se concretiza com a presença de todos aqui em Brasília”. Na mesma linha, o presidente-substituto da Capes, Antonio Gomes de Souza Filho, destacou o papel das instituições na construção da qualidade da educação superior. “Este seminário nos coloca diante da oportunidade de dialogar e avançar conjuntamente com as agências ibero-americanas em torno da avaliação e da qualidade da educação superior”, afirmou. O presidente do Siaces, Mario Fernando Uribe Orozco, ratificou a importância da articulação internacional para o avanço da educação superior. “A presença de diferentes países e agências demonstra a consolidação de uma agenda comum baseada no diálogo e na cooperação”, afirmou. A abertura contou também com a participação do secretário-geral do Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento, Félix García Lausín; e da diretora do Sistema de Avaliação e Acreditação da Educação Superior do México, María José Rhi Sausi Garavito. Programação – A programação do XI Plenário do Siaces contou com sessões plenárias e mesas temáticas sobre temas estratégicos, como o papel do Siaces no fortalecimento da qualidade da educação superior ibero-americana; a avaliação da inovação e do impacto social na educação superior; a formação de professores; a relação entre educação superior e desenvolvimento sustentável; e as necessidades e oportunidades do mercado de trabalho e do meio acadêmico para o desenvolvimento de microcredenciais na educação superior. O presidente do Inep, Manuel Palacios, participou da Sessão Plenária Temática II, que abordou a avaliação da formação de professores, contribuindo para o debate sobre o aprimoramento das políticas e práticas voltadas à qualificação docente no contexto ibero-americano. Assessoria de Comunicação Social do Inep   * Programação do evento aqui  ** Informamos ainda que a gravação está disponível no YouTube do Inep em: https://www.youtube.com/live/ASaPE3JE5nE?si=W6G-zVA460i8fXxs

plugins premium WordPress